domingo, dezembro 24, 2006

Feliz solstício.

Bem sei que o solstício de Inverno já passou.

Os dias voltam agora a conquistar a noite e essa transição é a uma das celebrações mais generalizadas e ancestrais pelas culturas de todo o mundo (senão a mais antiga e geral).

Uso então o erro de uma religião recente (cristianismo) para me safar da minha postagem tardia. Ou seja, como ao passar a sua representação do solstício, uma analogia entre o nascimento de mitras e o fim da escuridão (ou Cristo como lhe chamaram quando o incorporaram na sua fé - aqui fica uma autentica porta aberta para as vossas criticas em forma de um comentário subjectivo), se enganaram e, em vez de celebrarem entre 21 e 23 de Dezembro, celebram a 25 (erro resultante da passagem do calendário latino ou romano [juliano] onde o solstício se dava no dia 25 do ultimo mês).

Agora que já me tentei desculpar através do facto de postar antes do Natal (também podem interpretar essa desculpa como uma critica explicita ao cristianismo que eu não me chateio) passo ao que quase interessa:

Boas festas independentemente da religião ou cultura e bom ano novo.

Deixo agora alguns links interessantes sobre o natal e a sua origem.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitra_%28mitologia%29

Esta muito incompleto, mas já dá alguma informação... e é wikipédia para não estarem a dizer que eu só invento coisas.


http://onatal1.no.sapo.pt/pdfs/Breve_historia.pdf

Sendo uma das minhas maiores criticas à religiao a grande dificuldade de aceitarem outros credos, não posso deixar de postar outras opiniões. É uma interpretação interessante que tenta olhar de forma racional mas ainda religiosa para a questão. Incorre em alguns erros (intencionalmente) e estraga tudo através da parcialidade demonstrada através da conotação perjurativa que atribui à cultura pagã.


http://www.imagick.org.br/zbolemail/Bol05x07/BE07x11.html

Chocante!!!!.. algumas parecenças?
Obviamente que há aqui termos que foram alterados de forma a ser escandalosamente parecido com o cristianismo e a fonte não é propriamente segura. Mas comparando com outros documentos percebemos que retirando alguns conceitos forçados está coerente (não digo correcto pois tudo isto é susceptível a interpretação, e isso cada um tem a sua e apenas nos podemos guiar pelo verosímil, coerente e racional no estudo de estes textos)


Bem, gostaria de colocar mais links, mas sinceramente estou a ficar cansado. É quase impossível encontrar sites com documentos imparciais sobre a matéria. Isto já sem falar dos inúmeros textos incoerentes e pouco fiáveis. Nem imaginam os erros que encontrei em textos que à primeira vista pareciam sérios.
Se alguém ficou interessado pelo tema deve pesquisar por outros meios que não a internet ou caso o faça por tal meio comparar o maior número de textos possível e fazer uma pesquisa sobre a fonte.


1 Comments:

At 12:24 da manhã, Blogger Miguel said...

o meu blogger nao gostou da postagem. não me deixa corrigi-la.. até o conseguir fica aqui uma errata:

- O 3º link é http://www.urantia.org/portuguese/o_livro/02por098.htm

- sinseramente é sinceramente (sinceramente só eu para dar estes erros)

- núumeros (é para dar enfase ao u)

- algumas (não poucas) omissões de acentos XD....

 

Enviar um comentário

<< Home