A pegunta existencial
Metal – sub mundo da musica?
Metal é sem duvida um género musical à parte de tudo o resto.
Um gigantesco número de preconceitos faz com que a expressão da cultura relacionada com o metal seja por muitos olhada de lado. Num mundo onde biqueira de aço é violência e vestir preto é pertencer a uma seita (sei que estou a exagerar... mas ha quem diga ainda pior), a rádio não passa a música e os canais televisivos nem sabem o que isso é. Os bares de metal são apenas encontrados nas zonas mais afastadas do bairro alto ou nas caves perto dos “bares de marinheiros” no cais do sodré.
Tudo isto parece estar a mudar (ha ja algum tempo) e uma autêntica explosão social do metal aparenta estar a chegar.
Ora vejam… a MTV que há anos não da nada que não seja hip-hop ou r&b (no canal mtv Portugal principal) vê o seu prémio de melhor banda portuguesa ir para os Moonspell (fiquei chocado mas adorei) e o top1 dos vídeos da semana pela votação portuguesa é o “Welcome to the black parade” dos My Chemycal Romance (vídeo abaixo) (mais uma vez fiquei chocado, pois tenho uma enorme aversão à MTV, mas gostei... não é propriamente metal mas tambem nao e algo que espere ver ali top 1).
E parece não ser apenas nacional a contar pelo enorme número de bandas de metal e hard rock do norte europeu que estão a ganhar protagonismo (Lordi – vencedores do Festival Eurovisão 2006).
Veremos onde esta “explosão” levará. vai ser interessante ver.
Ficam aqui 2 videos excelentes
3 Comments:
"Metal é sem duvida um género musical à parte de tudo o resto.
Um gigantesco número de preconceitos faz com que a expressão da cultura relacionada com o metal seja por muitos olhada de lado."
... simplesmente dás demasiada importancia a isso.
Sinceramente não acho que é uma questão de o metal não ser aceite ou não. Na sociedade há sempre os ditos "revoltados" os "freaks" afastados da sociedade, mas ai é que está!
Sinceramente (e isto é apenas uma generalização)a sociedade olha-os de lado mas eu acredito que não só a sociedade os olha de lado como eles fazem por isso! ou seja:
Imaginemos que amanha o metal estava na moda, eu aposto o que quiseres como uma grande parte dos metaleiros e gothicos (não estou a dizer todos) ia deixar de ser metaleiro e gothico e ia a correr arranjar outro genero que seja visto como há parte da sociedade e teremos outro grupo de "revoltados"
Mas é verdade está tudo a evoluir no sentido para que o metal seja cada vez mais aceite. Veremos então se tenho razão ou não.
Não gosto de preconceitos, sejam eles sobre metal ou o que for. Apenas aqui coloquei alguns factos de forma bastante objectiva.
Se a aceitação do metal implicar a comercialização (com este termos não refiro o sucesso da música mas a sua alteração para ser vendida) então espero que não aconteça.
Sem duvida que o que dizes sobre os metaleiros e góticos mudarem na hipótese de tal ficar na moda é bem verdade pois ai aparecem os tal "revoltados" como tal o referiste (mas devemos definir esses como góticos e metaleiros????? ou apenas como revoltados que não sabem o que são e então são acriticamente contra. as massas????) … Mas não podemos generalizar e cuidado pois eu estou a falar principalmente da musica e não na cultura relacionada (que essa como qualquer outra tem os seus excessos).
Pessoalmente não me coloco em nenhum desses estereotipos. Sou o que sou, oiço o que oiço e acabou por ai. Gosto de metal gosto de música gótica como gosto de outros tipos de musica. Há muita gente que não sabe o que isso é (ideias erradas) e diz as coisas mais patéticas que podes imaginar (bem conheces aquela escola por isso imagina) … por exemplo: “não gosto de música gótica porque são só gritos”… diz lá que nunca ouviste isto????
Existirão sempre aqueles que gostam da música porque gostam e aqueles que gostam por influencias ou "revoltas " ou modas ou o que for, por isso essa de teres razão ou não esta ai um pouco a mais.
Em relação ao mundo estar a evoluir de forma a existir maior aceitação penso que é verdade mas que não é nada que apenas esteja a acontecer com o metal, mas algo mais geral e que a ideia de aceitar e respeitar os ideais dos outros esteja a integrasse nas mentalidades das pessoas.
Enviar um comentário
<< Home